Resiliência cibernética: Precisamos construir nossas arcas de Noé digitais

Bem-vindo(a) ao blog da Beesby, sua empresa de soluções em software sob medida! Aqui você encontrará informações valiosas sobre tecnologia, inovação e como esses elementos podem impulsionar o sucesso do seu negócio. 

Em parceria com a faculdade ESPM, temos o prazer de trazer até você um conteúdo exclusivo desenvolvido pelo professor Rodrigo Antão, um profissional com mais de 20 anos de experiência na indústria de tecnologia.

Rodrigo Antão é uma figura respeitada no campo da tecnologia, atuando tanto como executivo quanto como empreendedor social e de novos negócios. Sua vasta experiência permite que ele compreenda os desafios enfrentados pelas empresas e identifique soluções inovadoras que impulsionem seu crescimento. Como parte do programa Technology Foresight & Innovation da Leadership Academy da ESPM, o professor Antão está constantemente atualizado sobre as tendências emergentes e as melhores práticas no mundo da tecnologia.

Neste blog, exploraremos tópicos diversos, desde o desenvolvimento de software sob medida até as últimas tendências em inteligência artificial, machine learning e muito mais. Se você busca otimizar processos, aprimorar a experiência do usuário ou se manter à frente da concorrência, você veio ao lugar certo. Boa leitura!

“Em um mundo cada vez mais conectado e digital, a resiliência cibernética é fundamental para garantir a segurança e a continuidade das operações das empresas. Assim como Noé construiu uma arca para sobreviver ao dilúvio, as empresas precisam construir suas próprias arcas de Noé digitais para sobreviver às ameaças cibernéticas que podem surgir a qualquer momento.

A construção de uma arca de Noé digital exige que as empresas adotem medidas de segurança efetivas e estejam preparadas para lidar com incidentes de segurança cibernética. Isso envolve a implementação de protocolos de segurança rigorosos, a atualização constante de sistemas e softwares, e o treinamento dos funcionários para identificar e lidar com as ameaças cibernéticas.

Como Noé, que foi capaz de sobreviver ao dilúvio por meio da construção de uma arca, as empresas que constroem suas próprias arcas de Noé digitais estarão preparadas para enfrentar as ameaças cibernéticas que possam surgir. A resiliência cibernética é a chave para garantir a continuidade das operações das empresas em um mundo cada vez mais digital e conectado, e a construção de uma arca de Noé digital é o primeiro passo nessa jornada.

Muitas organizações são bastante diligentes em processos de prevenção e detecção de incidentes, porém pouquíssimas estão se preparando para cenários de recuperação de dados. Façam seus backups, e lembrem-se de testem seu processo de restauração.”

Escrito por: Rodrigo Antão  Profissional com mais de 20 anos de experiência na indústria de tecnologia, atuando tanto como executivo quanto como empreendedor social e de novos negócios. Atualmente é executivo na Hashicorp, empresa americana líder global em automação de ambientes de nuvem. Atua também como conselheiro independente da Nuclea. Foi membro do conselho global de segurança cibernética da Telefônica, baseado em Madrid, na Espanha. Membro do conselho consultivo de fundos de investimento com experiência prática em processos de fusão e aquisição de startups e empresas de grande aceleração digital.  Visionário e autodidata possui as certificações internacionais mais renomadas dentre suas áreas de atuação, como CISSP (Certified Information Systems Security Professional), CCSP (Certified Cloud Security Professional), CISA – Certified Information Systems Auditor (ISACA), CISM – Certified Information Security Manager (ISACA), CDPSE – Certified Data Privacy Solutions Engineer (ISACA), Security+ (CompTIA), EnCE – Encase Certified Examiner (Guidance Software), MCSE – Microsoft Certified Systems Engineer (Microsoft), MCSA – Microsoft Certified Systems Administrator (Microsoft), MCP – Microsoft Certified Professional (Microsoft).  Certificado pelo SEBRAE-SP como EMPRETEC (UNCTAD).  Rodrigo é professor da Leadership Academy na ESPM no programa Technology Foresight & Innovation. Saiba mais sobre o curso clicando aqui
pt_BR