O que é uma Software House? Definição, Tipos e Serviços Oferecidos
O que é uma software house? O que fazem? Este artigo é um guia para você que deseja construir um aplicativo móvel ou um software e está considerando terceirizar o projeto mas não sabe qual parceiro de tecnologia escolher.

Vanessa Santos
Marketing @Beesby
- outubro 16, 2023
- Tempo de leitura: 10min

Definição de Software House
À medida que empresas e empreendedores buscam mergulhar no universo digital, surge a necessidade de parceiros especializados. Neste contexto, as software houses emergem como peças-chave, oferecendo expertise e soluções para quem busca trilhar o caminho do desenvolvimento tecnológico.
Uma software house é uma empresa especializada na criação de soluções de software. Essas organizações podem direcionar seus esforços para o desenvolvimento de software corporativo ou para atender às necessidades do mercado de consumo (como software pronto para uso com licença única ou produtos baseados em Software-as-a-Service).
O que distingue uma empresa de desenvolvimento de software é sua dedicação ao processo de concepção, desenvolvimento e distribuição de produtos de software. Os objetivos dessas empresas podem variar significativamente, dependendo da sua clientela e das áreas de expertise em que atuam.
Enquanto algumas software houses se especializam em trabalhos contratados encomendados por clientes corporativos, outras preferem se concentrar na criação de software pronto para ser vendido. Outro tipo de software house ajuda outras empresas a desenvolverem sua visão, fornecendo serviços especializados de desenvolvimento de software.
Cada uma dessas abordagens requer um processo de design diferente, estratégia de distribuição, abordagem profissional, metodologia de desenvolvimento e muito mais.
Tipos de Software House
A maneira mais fácil de classificar as agências de desenvolvimento de software é dividi-las em empresas baseadas em serviços e empresas baseadas em produtos.
Empresas baseadas em produtos desenvolvem seus próprios produtos e os fornecem a usuários finais. Esses usuários podem ser tanto empresas quanto pessoas físicas, portanto, eles atendem aos modelos B2C e B2B. Essas empresas se concentram em criar soluções prontas para uso que podem ser posteriormente implementadas e configuradas para resolver diversos problemas de negócios.
Um bom exemplo de uma empresa baseada em produtos é o Google. O Google oferece uma variedade de soluções prontas para uso que podem ser configuradas e personalizadas para atender às necessidades específicas de pessoas e empresas.
Essa categoria de software vem com limitações. As licenças podem ser caras e as empresas que compram esses produtos muitas vezes acabam com soluções que incluem muitos recursos das quais não precisam.
É por isso que muitas empresas preferem criar soluções de software personalizadas que atendam aos seus requisitos exclusivos. E, para fazer isso, elas precisam de empresas de software baseadas em serviços.
Empresas de softwares baseadas em serviços, como a Beesby, trabalham mais especificamente no universo B2B e fornecem serviços como desenvolvimento de software personalizado, consultoria ou equipes de desenvolvimento dedicadas.
A principal vantagem de trabalhar com uma empresa desse tipo é que você pode construir uma solução personalizada que corresponda aos processos de negócios, operações e necessidades exclusivas. Você também pode contar com as habilidades e experiência de desenvolvedores de software experientes e aproveitar o conhecimento interno da empresa.
Quais são os serviços que uma Software House oferece?
Aqui estão os serviços mais comuns oferecidos por empresas de software.
1. Desenvolvimento de aplicativos móveis
As empresas de software constroem aplicativos destinados a dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A maioria desses aplicativos é desenvolvida para dois sistemas operacionais: Android e iOS.
Algumas equipes de desenvolvimento também conseguem construir aplicativos de plataforma cruzada ou aplicativos híbridos para dispositivos móveis que utilizam tecnologias da web. Progressive Web Apps é um exemplo dessa tecnologia. No geral, o desenvolvimento de aplicativos móveis é uma disciplina variada, onde os produtos finais podem ser desde aplicativos corporativos de ERP até aplicativos para consumidores.
Em resumo, empresas de software que se especializam em aplicativos móveis lidam principalmente com o desenvolvimento de aplicativos móveis Android, desenvolvimento de aplicativos móveis iOS e desenvolvimento de aplicativos de plataforma cruzada (por exemplo, desenvolvimento de aplicativos Flutter).
2. Desenvolvimento web
O desenvolvimento web trata da criação de aplicativos que operam em ambientes web.
Graças a tecnologias web inovadoras e Interfaces de Programação de Aplicações (APIs), as equipes de desenvolvimento podem construir aplicativos web que oferecem uma variedade de funcionalidades aos usuários. Além disso, é possível construir aplicativos para dispositivos móveis baseados em tecnologias web, mas que proporcionam uma experiência semelhante à de aplicativos nativos.
3. Desenvolvimento de software
Uma empresa de software também pode construir aplicativos que funcionam em todos os sistemas operacionais tradicionais de desktop, como Linux, Mac ou Windows. Tais aplicativos podem ajudar organizações em suas tarefas diárias, automatizar processos e fornecer uma ampla gama de funcionalidades (como geração de relatórios). Enquanto algumas empresas hospedam seus aplicativos na nuvem, outras podem escolher aplicativos baseados em servidor que auxiliam na transformação digital.
4. Ciência de dados
Outra capacidade fundamental das empresas de software hoje em dia está na ciência de dados e na engenharia de dados. Essas equipes de desenvolvimento constroem ferramentas de análise que podem dar sentido a conjuntos de dados massivos e fornecer insights acionáveis às empresas.
Para realizar isso, cientistas de dados e desenvolvedores de software mineram dados e depois constroem soluções de software que utilizam algoritmos sofisticados. Tendências tecnológicas de pesquisa, como aprendizado de máquina, possibilitam recursos como análise preditiva para ajudar as empresas a reagirem às mudanças no mercado mais rapidamente e oferecer um excelente serviço aos clientes.
Conclusão
Ao delegar o trabalho de construção do seu aplicativo móvel a uma software house confiável, você obtém acesso a desenvolvedores experientes e talentosos. Você também obtém o conhecimento coletivo e a experiência que a software house adquiriu durante anos de operação e ajuda a outras empresas a se destacar no cenário móvel.
Se você está procurando uma equipe de desenvolvimento móvel especializada, entre em contato conosco.
Na Beesby, temos profissionais com anos de experiência em fornecer serviços de desenvolvimento de aplicativos móveis para empresas de diferentes setores. No total, desenvolvemos mais de 200 projetos para empresas nacionais e multinacionais.